Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Boca no Trombone!

UBS Amazonas sofre com falta de médicos e materiais

Nesta semana, a vereadora Gilda Beatriz esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amazonas e constatou que as duas equipes que trabalham no local estão sem médicos, uma está sem os profissionais desde julho, outra desde o início de agosto. Somente um dentista está atendendo na unidade. Além disto, a vereadora escutou as demandas das agentes de saúde e irá oficiar a falta de materiais do posto.

“São dez agentes de saúde para cobrir toda a região. O ideal seriam mais profissionais, pois o posto atende cerca de 9 mil pessoas. Além disso, eles apenas recebem dois vales transporte por dia, mesmo necessitando de, no mínimo, quatro passagens. A UBS também está sem médicos, como um posto pode atender a população desta forma?”, questiona Gilda.

A falta de infraestrutura também é um problema na unidade. Para que o sistema informatizado funcione, há a necessidade de mais computadores no local. Segundo as informações recebidas pela parlamentar, são necessários 10 aparelhos. Também faltam folhas de papel ofício e envelopes para a utilização diária.

“A situação é muito preocupante e falta uma gestão comprometida com a saúde em nossa cidade. Falta o básico para o funcionamento adequado da UBS. Infelizmente encontramos um local que tem duas equipes que estão sem médicos. É inacreditável a falta de responsabilidade com a nossa saúde”, completa.

A vereadora irá oficiar a Secretaria de Saúde, cobrando soluções para os problemas apresentados na UBS Amazonas.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que iniciou processo de seleção de profissional para compor a equipe. “No momento parte dos atendimentos na UBS Amazonas sãos feitos na unidade com enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e de enfermagem, e agentes comunitários. A UBS Quitandinha tem sido a referência para o atendimento médico”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).