Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Indicação propõe parceria com farmácias para aplicação de vacina contra a gripe

Nesta última terça-feira (31), a Câmara de Petrópolis aprovou a indicação nº 1397/2020, de autoria do vereador Maurinho Branco (PP), que sugere a necessidade de procedimentos que estabeleça a atividade temporária de vacinação, em caráter excepcional e complementar, a ser realizada por farmácias privadas durante a Campanha de Vacinação da Gripe, no âmbito do município.

A campanha de vacinação nacional contra a influenza em postos de saúde começou no dia 23 de março, conforme determinação do Ministério da Saúde, determinando também que a vacinação seja aplicada antecipadamente em idosos. Neste sentido, a proposta é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

“Essa proposta se concretizará, caso seja acatada pelo Governo, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e as farmácias privadas, através de resolução a vigorar em caráter excepcional, em decorrência da pandemia da Covid-19. Assim, evitaremos as aglomerações nos postos de saúde. Os insumos serão distribuídos pelo poder público e deverão ser oferecidos de forma gratuita, somente ao público-alvo da campanha”, explicou o vereador Maurinho Branco.

A iniciativa amplia os postos de atendimento para a vacinação no município, em complemento às unidades de saúde da Prefeitura que já realizam a vacinação e o atendimento que está sendo realizado pelo sistema drive thru no Quitandinha e em Itaipava. Por fim, a aplicação das vacinas deverá ser realizada por profissionais de saúde, devidamente habilitados e registrados perante o respectivo conselho de fiscalização profissional ou que tenham cursos de administração de medicamentos injetáveis, devidamente reconhecido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Lei pode antecipar a dispensação de medicamentos de uso contínuo em Petrópolis

Ainda nesta última terça-feira (31), a Câmara aprovou um projeto de Lei, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que dispõe sobre a antecipação da dispensação de medicamentos de uso contínuo no núcleo de assistência farmacêutica e na Farmácia Popular. A proposta prevê que a Prefeitura fique autorizada a dispensar os remédios em quantidade suficiente para períodos superiores a 30 dias, durante o período de quarentena pela Covid-19.

“O objetivo da proposta é diminuir o fluxo de pessoas nos locais de distribuição de medicamentos essenciais para a população. A regra também prevê a análise da Secretaria de Saúde das demandas e dos estoques, considerando a possibilidade de priorização da dispensa para pessoas do grupo de risco”, declarou a vereadora Gilda Beatriz. A proposta também resguarda as pessoas idosas, evitando a necessidade de irem até os locais para adquirirem os seus remédios.

Aprovada no plenário da Câmara, a proposta segue para o Executivo, que poderá vetar ou sancionar o projeto de Lei.

Mais em:

Câmara debate auxílio denúncia, criação de disque denúncia e outras medidas

Câmara aprova medidas para ampliação de combate ao coronavírus

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).