Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Parnaso estima que incêndio já queimou cerca de 100 hectares de vegetação

Uma semana após o incêndio que atingiu a reserva biológica de Araras, os bombeiros agora atuam no combate ao fogo na região do Açu, que começou na manhã desta terça-feira (4). Por volta das 7h de ontem, a equipe do NGI ICMBio Teresópolis/ICMBIO foi acionada para uma ocorrência de incêndio no Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso), cuja causa do incêndio ainda é desconhecida. Contudo, bombeiros acreditam que o fogo possa ter sido provocado pela soltura de um balão.

No primeiro dia de combate (04/08), foram 11 brigadistas do ICMBIO, quatro bombeiros militares e dois guardas parque do INEA durante as ações de combate. As equipes concentraram suas atividades no combate ao foco do incêndio que atingia a parte alta do parque, na região conhecida como “chapadão”, com três frentes: em direção ao morro da bandeira Sentido Caxambu; (2) em direção ao morro do “Graças a Deus” sentido morro do Açu; e (3) na “Isabeloca” sentido AJAX. O fogo estava localizado nas vertentes que fazem divisa entre os municípios de Magé e Petrópolis, região cuja vegetação se apresenta como campos de altitude. No período da manhã de terça, foram feitos combates realizado por terra, por cinco brigadistas do Parnaso que subiram a trilha (3h30min de caminhada até o fogo). À tarde, a operação teve apoio da aeronave dos bombeiros, que lançou mais 13 homens na montanha, totalizando 18 combatentes em campo. Nove Brigadistas da UC foram mantidos na montanha para monitoramento e vigilância. Os demais combatentes foram recolhidos no final do dia.


Mais em: Incêndios florestais, o que fazer?


Durante a noite, o fogo ganhou força e se espalhou, duplicando seu tamanho. Estima-se, aproximadamente, 100 hectares de vegetação queimada. As atividades foram retomadas na manhã desta quarta-feira (5), por volta das 6h da manhã, com o apoio do CBMERJ, INEA, Ibama, Defesa Civil e Guarda Municipal de Petrópolis, totalizando aproximadamente 70 pessoas no combate. As equipes foram lançadas na parte alta da montanha, através de apoio de aeronaves dos bombeiros para realizar os combates ao longo do dia.

Além desse efetivo institucional e governamental, o Parnaso está cadastrando voluntários interessados e que possuam curso de brigada, para possíveis apoios neste combate.

O parque ainda se encontra fechado à visitação devido à pandemia. “Pedimos o apoio e a compreensão de toda a população para que não forcem a entrada na UC seja para caminhar ou acampar clandestinamente. Vamos respeitar o meio ambiente e a natureza!”, solicita o Parnaso em suas redes sociais.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).