Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Combatentes das queimadas em Araras e Bonfim são homenageados

Nesta sexta-feira (14), os combatentes dos incêndios florestais em Araras e no Bonfim foram homenageados nesta sexta-feira (14/08). O prefeito Bernardo Rossi entregou uma placa para cada uma das sete instituições envolvidas nas operações e um certificado para cada um dos 150 integrantes das equipes de combate. As queimadas de grande proporção destruíram 1.110 hectares de vegetação – o equivalente a 1.110 campos de futebol – em Unidades de Conservação nos últimos 20 dias na cidade.

Do total, 673 hectares foram na Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras) e 447 no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). O combate aos focos de incêndio foi feito por uma força tarefa, que mobilizou homens, 20 viaturas e um helicóptero – a força tarefa teve equipes do Corpo de Bombeiros, INEA, IBAMA, ICMBio, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e a ROER (Rede de Operações de Emergência de Radioamadores).

“Agradeço o empenho e a dedicação de todos os combatentes, em especial, do comandante do 15º GBM, Gil Kempers. Infelizmente, são muitos casos de queimadas nos últimos dias e vocês são os nossos verdadeiros heróis. Na nossa gestão, criamos o Plano Inverno municipal proporcionando treinamento, organizando as equipes e oferecendo toda a estrutura e suporte necessários para o combate das chamas”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

“A causa é maior que qualquer instituição. Não importou a cor do uniforme. Todos trabalharam juntos pela cidade, de forma organizada, treinada”, disse o tenente coronel Gil Kempers, comandante do Corpo de Bombeiros em Petrópolis. “Pela primeira vez na história um incêndio de grandes proporções foi apagado sem a ajuda da chuva. Foram esses verdadeiros guerreiros que conseguiram”, completou.

O prefeito Bernardo Rossi anunciou ainda a doação de duas mil mudas de árvores para a Rebio Araras ajudando no início do reflorestamento da área atingida. “A gente agradece o carinho e o apoio da prefeitura. Esse trabalho em conjunto permitiu que o estrago fosse menor. Nestes momentos é que temos a certeza da bravura das nossas equipes”, garante a chefe da Reserva de Biológica de Araras, Isabela Bernardes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).