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Boca no Trombone!

Fechamento do Centro de Distribuição dos Correios gera transtornos a consumidores

Procon aciona MP para instaurar inquérito contra os Correios.

Com a chegada do Dia das Mães, que vai ser comemorado neste domingo (9/5), muitos consumidores estão preocupados que não vão receber os presentes comprados pela internet a tempo, uma vez que o Centro de Distribuição dos Correios está fechado. Isso sem falar no atraso na entrega de contas, que gera prejuízo aos clientes.

“Muitas pessoas fizeram compras para o dia das mães e vão acabar recebendo muito depois da data”, lamenta um reclamante que esteve no local nesta semana.

Na porta, o aviso diz que “por determinação da Diretoria Regional e para melhor atendê-los na próxima semana, o atendimento ao público está suspenso até 07/05/2021, por falta de efetivo interno para a execução do mesmo”.

Nesta última quinta-feira (6), o Procon Petrópolis acionou o Ministério Público Federal (MPF) para instaurar um procedimento investigativo contra os Correios do município. Isso acontece após inúmeras denúncias desde janeiro deste ano e que não trouxeram quaisquer mudanças ou melhorias para o consumidor local.

Os Correios são alvo de queixas quase que diárias do consumidor no Procon Petrópolis, que até buscou, sem sucesso, uma solução para amenizar os problemas de entregas de cartas, boletos de contas de luz, telefone, água e esgoto e no atendimento deficiente aos clientes.

“O Procon procurou os Correios para tentar encontrar uma solução para as queixas que recebemos todos os dias aqui na nossa sede, seja por e-mail e por telefone. As reclamações são tantas que já não está mais adiantando advertir ou multar. Estamos buscando atuar na defesa do consumidor, mas já não está tendo resultados”, explicou o coordenador do coordenador do Procon Petrópolis, Jorge Badia.

Do início de janeiro até o início do mês, o Procon Petrópolis moveu dois processos administrativos e cinco autos de infração contra os Correios, totalizando R$ 500 mil reais em multas. Como a empresa pública detém o monopólio de alguns serviços essenciais à população, o órgão de defesa do consumidor espera que uma intervenção mais contundente da justiça federal ajude a diminuir os problemas de seus clientes.

“Diante de tantos abusos, não resta outra alternativa para o Procon senão recorrer ao MP Federal para resolver a questão. Porque, infelizmente, todos os procedimentos que adotamos contra os Correios até agora têm sido infrutíferos. A população recebe boletos em atraso, encomendas adiadas e serviços mal prestados que, em meio a pandemia, só aumentam o problema de todos”, disse Badia, que admitiu a possibilidade de até cassar o alvará das agências caso a justiça não resolva a situação.

Em nota, os Correios lamentam os transtornos e informam que “devido a decretos municipais/estaduais, ou ainda em virtude dos protocolos preventivos adotados pela empresa para segurança de todos – como sanitização de ambientes e afastamento de empregados em grupo de risco –, alguns serviços podem sofrer alterações pontuais.

“Todas as agências dos Correios em Petrópolis estão abertas para atendimento. O CEE Petrópolis (Mosela) e o CDD Petrópolis seguem em funcionamento e realizando entregas.

“Já o CDD Itaipava (unidade registrada na foto enviada), que estava realizando trabalho interno, precisou suspender, momentaneamente, o atendimento ao público – que será retomado assim que for possível.

“Vale ressaltar que a rotina de entrega e de atendimento permanece sendo executada. Além disso, os Correios têm utilizado medidas como a execução de horas extras, contratação de mão de obra terceirizada e plantões aos sábados para minimizar os impactos aos clientes.

“Os Correios seguem trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades e permanecem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site https://www.correios.com.br.https://www.correios.com.br, encerra a nota.

Um Comentário

  1. Total descaso com a população de Petrópolis, mais precisamente Corrêas, temos encomendas com mais de 20 dias de atraso. Imaginem se mercados, farmácias e a polícia fechassem devido a pessoas com Covid, temos que isolar as pessoas que estão com os sintomas e não fechar empresas. Sei que passamos por uma situação de pandemia, porém setores como Correios são essenciais.

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