Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Câmara aprova prioridade para pacientes ostomizados

Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que obriga os órgãos públicos e empresas privadas em Petrópolis a disponibilizarem, durante todo o horário de expediente, atendimento prioritário para pessoas ostomizadas.


Mais em: Pacientes com fibromialgia vão receber carteirinha para atendimento preferencial na cidade


“Considerando a gravidade da situação, a dificuldade diária e todo o constrangimento que cada ostomizado enfrenta, é necessário um tratamento especial por parte da sociedade em geral. É importante que o dia a dia dessas pessoas seja facilitado a partir da concessão de algumas garantias”, destaca.

A identificação dos beneficiários se dará por meio de carteira expedida gratuitamente pela Secretaria Municipal competente. O projeto agora segue para análise do Executivo Municipal.

Prefeitura implementa novo protocolo de acompanhamento a pacientes ostomizados

Desde o início do mês de agosto, a Prefeitura de Petrópolis implementou um novo protocolo de acompanhamento de ostomizados no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira: os pacientes passam a contar com atendimentos com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Além disso, a cada dois meses, os profissionais de enfermagem fazem consultas de rotina, a partir de agendamento prévio.

Entre as alterações, também está o novo protocolo para a entrega de bolsas de colostomia, que teve ampliação do horário para retirada, que pode ser feita das 8 às 20 horas na segunda, quarta e sexta-feira, e das 8 às 17 horas às terças e quintas-feiras. Os pacientes recebem o material em quantidade suficiente para um mês de tratamento e não mais de forma fracionada. A mudança foi feita, visando melhorar as condições de atendimento e consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes. O Centro de Saúde atende 261 pacientes ostomizados. Desse total, 189 fazem retirada mensal de bolsas de colostomia na unidade, entre homens, mulheres e crianças.

Pacientes ostomizados precisam de cuidados frequentes

A ostomia é um procedimento cirúrgico realizado no aparelho digestivo ou urinário, que tem como objetivo criar um desvio dos conteúdos que passam por estes sistemas para o meio externo, para serem recolhidos por uma bolsa coletora. A ostomia promove uma ligação do intestino ou da bexiga urinária, conforme o caso clínico, até uma abertura na parede abdominal.

A bolsa de colostomia é um dispositivo médico, utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de Colostomia que consiste na abertura do cólon (parte longa do intestino grosso) através da parede abdominal. Esse mecanismo, é realizado em pessoas que sofrem de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal ou alguma doença que exige a amputação do reto. A bolsa de colostomia é um saco coletor, localizado ao lado do abdômen, que exerce a função de receber as fezes ou a urina.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).