Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Boca no Trombone!

Moradores de Petrópolis relatam problemas nos alertas da Defesa Civil: há sirenes que não tocaram e atraso no envio de SMS

Por volta das 14h30 da tarde desta terça-feira (22), moradores do Bingen e do bairro Mosela relataram que chovia forte na região, e que algumas vias dessas localidades já estavam alagadas.

Por volta das 15h, um boletim da Defesa Civil dizia que “a Secretaria de Defesa Civil acionou as sirenes de todos os distritos para alertar a ocorrência de chuva no município, que pode ter intensidade moderada a forte. O aviso também foi emitido por SMS e por grupos de aplicativo”.

Contudo, rapidamente recebemos inúmeros relatos refutando o que foi afirmado pelo órgão, tanto aqui quanto no Facebook, afirmando que as sirenes de vários bairros não haviam tocado e que o SMS só chegou 1h depois, quando a chuva já estava quase parando. Moradores do bairro Duques, por exemplo, afirmam que as sirenes não tocam desde antes da tragédia.

Num boletim enviado pouco depois, informaram que “a Defesa Civil acionou um toque de mobilização  das sirenes do Quitandinha, nas localidades do Duques, Amazonas e Rio de Janeiro; que segue no monitoramento das condições meteorológicas e pode enviar atualizações a qualquer momento com alteração na previsão. A orientação é que, em caso de chuva forte, a população busque local seguro em casa de familiares, fora de área de risco ou em um dos pontos de apoio mantidos pela Prefeitura. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiro (193) ou Defesa Civil (199).”

Em nota, a Defesa Civil informou que “realiza periodicamente vistorias em todas as sirenes. Com a ocorrência das últimas fortes chuvas, alguns equipamentos foram danificados. Além da perda de energia elétrica e de comunicação, devido a deslizamentos e inundações danificados que comprometeram estas redes.

“As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil Estadual, responsável pela manutenção do sistema, estão trabalhando desde a manhã do dia 16/02 para o restabelecimento e funcionamento de todas as sirenes, fazendo as manutenções necessárias para que seja feito o restabelecimento do sistema”, encerra a nota.

Para receber SMS da Defesa Civil basta enviar seu CEP para o número 199.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).