Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em São Francisco

Quando planejamos uma viagem, por mais que pesquisemos bastante a cidade que pretendemos visitar, algumas ainda conseguem nos surpreender e até superar nossas expectativas, como foi o caso de São Francisco, na Califórnia.

Ao incluí-la no roteiro, não imaginava que seria a cidade que mais teria atrações que eu gostaria de visitar, e por ficar pouco tempo, tive que ser bastante seletiva para montar minha programação. Portanto, hoje vou comentar os locais que fui e que recomendo bastante a todos que pretendem conhecê-la também.

Fiquei hospedada em Fisherman’s Wharf, que conta com várias atrações. Ao andar pela baía, há o famoso Píer 39, com lojinhas, restaurantes e o Aquarium Bay; pracinhas com esculturas diferentes e um tanto futuristas, além do Embarcadero, onde se pega a balsa para Alcatraz, que é um dos passeios imperdíveis em São Francisco. Se possível, garanta seus ingressos com antecedência neste site.

alcatrazUma das prisões mais famosas do mundo, o local recebeu nomes como Al “Scarface” Capone e Robert Stroud, o “Birdman”. Poucos sabem que antes de ser uma penitenciária, foi o local do primeiro farol americano na Costa Oeste e serviu como um forte militar durante a Guerra Civil. Após o forte tornar-se obsoleto, o Exército dos Estados Unidos transformou a ilha em uma prisão militar. Após o fechamento da penitenciária, Alcatraz tornou-se o local de um movimento de protesto de índios americanos que mudaria a história americana moderna.

O preço de U$ 31,00 para visitar a ilha inclui o cruzeiro de ida e volta, além do tour por dentro da prisão. Lá dentro, você recebe um radinho (há de vários idiomas) que vai contando a história do local através de relatos dos presos e de policias que trabalharam lá. O narrador vai ressaltando os pontos mais interessantes a serem observados lá dentro, como algumas celas, uma chave pendurada, placas, etc.

Confira algumas fotos abaixo:

(aumente ou diminua o zoom das fotos)

[unitegallery alcatraz]

Um outro local bacana que reúne cerca de 41 atrações é o Golden Gate Park, um imenso parque urbano, que conta com museus famosos com o De Young Museum e California Academy of Sciences, além de jardins belíssimos. Saiba mais aqui.

Um dos maiores museus de história natural do mundo, a Academia de Ciências é um local muito interessante para se visitar, pois além de um simulador de terremotos e uma “floresta tropical”, o museu também conta com o Steinhart Aquarium e o Morrison Planetarium, a maior cúpula totalmente digital do mundo que realmente faz com que estejamos dentro da tela permitindo uma experiência única que já vale os U$ 35,00 de entrada do museu.

Lá você ainda vê pinguins, arraias, tubarões e uma infinidade de peixes no aquário. É uma boa pedida para levar as crianças também, já que o local agrada a todas as idades.

[unitegallery ciencias]

 

shakespeare gardenAtrás da Academia, há o Shakespeare Garden, um pequeno e belo jardim, com plantas e flores mencionadas nos poemas e peças do inglês. A entrada é gratuita e vale uma paradinha para a foto!

E se você gosta de jardins, o Japanese Tea Garden, quase em frente à academia e ao lado do Young Museum, também é uma ótima pedida. Embora seja pequeno e a entrada custe U$ 8,00, foi um dos lugares mais bonitos que visitei por lá.

O jardim permanece como uma das atrações mais populares da cidade, com elementos clássicos, como uma ponte arqueada, pagodes (um tipo de torre com múltiplas beiradas), lanternas de pedra,  caminhos de pedra, plantas japonesas nativas, lagos de carpas e um jardim zen. 

 

 

[unitegallery jardim]

 

Um passeio a São Francisco também exige fotos clássicas com a famosa Golden Gate de fundo e com as seis casinhas vitorianas, carinhosamente chamadas de Painted Ladies, localizadas na Alamo Square. Para a foto da ponte, você poderá ir até o Vista Point Park ou o Fort Point Park, ambos com uma visão privilegiada da construção.

Outros locais que rendem belas fotos são a Coit Tower, com uma vista panorâmica da cidade (custa U$ 8 para subir a torre), a Lombard Street (ladeira íngreme em zigue-zague) e The Palace of Fine Arts, uma construção em estilo clássico que funciona como casa de espetáculos, mas a parte de fora, a “Rotunda”, é gratuita.

[unitegallery saofrancisco]

E se você sempre separa uma parte do passeio para as compras, dirija-se então à Union Square, que concentra todas as marcas conhecidas, restaurantes e também conta muitas opções de hotéis.

Dica: caso você alugue um carro, sob hipótese alguma estacione nas ruas, mas caso tenha que fazê-lo nem que seja rapidamente, nunca deixe nada dentro dele. Casos de arrombamento são comuns em alguns locais, e não há nada mais desagradável do que encontrar seu carro com a janela quebrada e seus pertences levados. Prefira se deslocar usando o transporte público e os Cable Cars.

Mas enfim, se você decidir se aventurar pela Califórnia, não deixe de incluir São Francisco no roteiro. Você não vai se arrepender!

 

Mais em:

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Londres

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Florença e Pisa

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Siena

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).