Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Boca no Trombone!

[Boca no Trombone!] Fábrica poluente no Morin mobiliza moradores da localidade

Foto: Sonia Silva

Nesta última segunda-feira (7), a Associação de Moradores do Morin se reuniu com um representante da Ikinha para discutir a poluição causada pela fábrica, que vem incomodando os moradores do local.

No encontro, foi cobrado ao gerente da Ikinha, Francisco Fontes, que se defina a instalação de equipamentos para minimizar as questões de odores e fumaça, que são emitidos pelas secadoras de tecido (a vapor) e as chaminés. “Em novembro de 2013, ele havia se comprometido a estudar formas de se acabar ou minimizar a questão da poluição, só que já se passaram quatro meses e nada. Cobramos uma resposta e foram apresentadas propostas, sendo que apenas uma resolveria a questão dos odores das secadoras, outra que resolveria a questão das secadoras (que emitem uma nuvem densa de fumaça e cheiro de óleo queimado), e uma outra sobre a instalação de filtros que resolveriam as questões de fumaça e cheiro (só que esta opção será mais cara). Estamos em negociação e nos foi pedido um prazo de mais duas semanas para adequar algumas coisas nas propostas e, aí sim, levar a questão ao dono da fábrica,para aprovação do contrato e definição dos prazos de entrega e instalação dos equipamentos”, conta Sonia Silva, moradora da região.

Dentre os equipamentos propostos pela Ikinha, encontram-se: o lavador de gases, para controlar os odores, e um precipitador hidrodinâmico, para controlar odores e reduzir a fumaça.

Francisco Fontes, que também é engenheiro químico, espera definir adequações de dimensionamento dos equipamentos em mais duas semanas, para então levar as propostas ao dono da fábrica. “Acreditamos que a segunda opção será a mais adequada, então estaremos cobrando uma postura dele dentro desse prazo. A comissão de moradores juntamente com a Associação da Amorin estão empenhados em resolver o problema”, finaliza Sonia.

Já nesta terça-feira (8), ocorreu uma outra reunião, desta vez entre a Associação e a comissão dos moradores para prestação de contas aos demais habitantes do bairro, sobre o que havia sido discutido no dia anterior.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

4 Comentários

  1. Lutamos por qualidade de vida , pois sofremos na saúde o ressecamento e odor exalados….. Não é de hoje que solicitamos providências….. Agradecemos a colaboração daqueles que se interessam pela nossa cidade , bairros, numa preocupação de ser melhor sempre e colaborar com o outro, não visando só lucros.

  2. A questão é que o povo é ignorante para algumas situações,pois onde a chaminés com toda certeza vai ter fumaça….
    Não seria preocupação os empregos que a fabrica proporciona?
    Medidas já foram tomadas com certeza porem quando algo queima gera fumaça.
    O que as pessoas tem que parar é tentar arrumar problemas onde está tudo certo e pensar que se a fabrica fechasse por esse motivos que com um pouco de inteligencia seria compreendido muitas pessoas irão ficar desempregadas e os lucros dos comércios vizinhos iriam cair .

    Não so visando os lucros e sim muitas outras coisas alem disso.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).