Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Verona

Vivendo numa cidade que atrai pessoas de vários lugares do país e do mundo, uma das coisas que gosto de observar é a admiração dos turistas pelas belezas locais e suas atitudes típicas como fotografar tudo que lhes parece diferente, se cutucarem e apontarem algo que lhes chamou a atenção e, curiosamente, tentar distinguir o idioma que estão falando.

Para nós, que moramos aqui, pode até parecer engraçado, pois nem sempre acabamos apreciando devidamente a beleza que nos cerca. Porém, basta visitar um outro lugar, que começamos a agir da mesma forma: com vontade de explorar e registrar cada pedacinho, o encantamento pelas pequenas coisas que são diferentes, as poses típicas em alguns pontos turísticos, e por aí vai.

Portanto, através deste espaço, gostaria não só de trocar ideias sobre alguns lugares bacanas que já tive a oportunidade de visitar, como também ler as aventuras de vocês.

A primeira cidade que escolhi para falar é Verona, que me encantou não só por ser muito charmosa, mas principalmente por ser o palco de clássicos de Shakespeare como “A megera domada”, “Os dois cavalheiros de Verona” e de sua obra mais famosa, “Romeu e Julieta”.

Localizada na região de Vêneto, entre Milão e Veneza, na Itália, Verona foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. A cidade atrai turistas do mundo inteiro que querem, sobretudo, visitar a famosa Casa de Julieta. Como fiquei poucas horinhas na cidade, lá foi o meu primeiro destino.

Verona 5Com meu pequeno mapa, andei por ruas estreitas como esta da foto ao lado (clique na imagem para ampliá-la) até que achei um local bastante movimentado, que parecia uma pequena vila. Com duas paredes cobertas de cartas de ambos os lados, avistei um pátio com ainda mais pessoas que disputavam uma foto ao lado da estátua de Julieta, embaixo da famosa sacada. Como havia uma estátua exatamente igual dentro do museu, nem me preocupei e fui logo entrando na casa.

A casa da Julieta é maior do que pensava, pois além da sacada, há um andar com uma sala de estar, onde há diferentes quadros retratando o celebrado casal de Shakespeare; um quarto mobiliado e a roupa de Romeu e de Julieta numa vitrine; uma sala interativa para quem quiser enviar cartas para alguém, e outros cômodos com gravuras e objetos da casa. Veja as fotos na galeria abaixo:

Casa de RomeuTambém procurei a casa de Romeu, mas essa não foi tão fácil de achar, já que fica no fundo de uma ruazinha não muito movimentada e não há nada além da fachada, como se pode ver ao lado.

Um ponto curioso que encontrei em Verona foi um Anfiteatro Romano, um Coliseu menor, que ainda hoje é utilizado para espetáculos culturais e apresentação de óperas, ao contrário do de Roma, que funciona apenas como ponto turístico.

Embora quisesse ter ficado mais tempo em Verona, a cidade é bem pequena e em poucas horas pude ver os lugares mais atraentes de lá. Se um dia for à Itália, vale a pena conhecê-la, pois as cidades menores costumam ser as mais adoráveis.

Termino deixando outros registros da cidade para que vocês possam conhecê-la um pouquinho melhor também.

Até a próxima!

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).