Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Boca no Trombone!

[Boca no Trombone!] Lixo acumulado tem atraído ratos em diferentes pontos da cidade

Foto: Bernardo Zendersky

Há um tempo que nossos leitores vem relatando a falta do recolhimento de lixo em diferentes localidades. Porém, o problema vem se agravando e o lixo nas ruas tem atraído ratos para estes locais. O leitor Bernardo Zendersky, por exemplo, informou que há um mês o lixo não é recolhido na Rua Prof. Angélica Lopes de Castro, próximo ao local de manobra do ônibus, no Valparaíso. Ele ainda enfatizou que, por causa disso, tem havido ratos na região já que o lixo se mistura com o entulho que outros moradores depositam.

Foto: Maria Auxiliadora
Foto: Maria Auxiliadora

Já a leitora Maria Auxiliadora informou que o mesmo ocorre na Rua Casemiro de Abreu, Centro. Os moradores já estão convivendo com essa sujeira e com os ratos que fazem a festa em meio a tanto lixo há mais de 15 dias, disse.

Ao encaminharmos os problemas ao município, geralmente obtemos a resposta de que a Comdep irá ao local verificar a situação. “É importante lembrar que a destinação de entulho é de responsabilidade de quem gera o resíduo. O descarte irregular está sujeito à multa e pode ser denunciada pelos moradores à Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda pelo telefone 2246-9042. A Comdep lembra ainda que o serviço de coleta de entulho está previsto na lei que criou o Programa Petrópolis Sem Lixo”, informam. Porém, o problema tem sido cada vez mais recorrente.

Tendo recebido um número cada vez maior de reclamações dos petropolitanos sobre a presença de ratos, a vereadora Gilda Beatriz, na última semana, cobrou do governo municipal medidas para a redução da população de ratos, através da otimização das ações de controle de roedores, ampliando as atividades em áreas de maior risco.

“Hoje, a prefeitura conta apenas com oito agentes de controle de zoonoses, para atuarem tanto no controle no intradomiciliar, quanto no meio ambiente. É óbvio que este número é insuficiente. Os ratos são uma rede global e subterrânea de transmissores de doenças graves, como a leptospirose. A coleta irregular de lixo em algumas comunidades, a falta de capina e o acúmulo de entulho agrava o problema. Não podemos mais esperar, é preciso agir agora”, pontuou.

Numa outra oportunidade, a vereadora já havia demonstrado preocupação com o futuro da Comdep. Saiba mais aqui.

Mais em:

Vereadora pede soluções para infestação de ratos nas comunidades

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).